O filósofo alemão Axel Honneth alerta para o fato que em todo conflito existe uma questão de reconhecimento. Como já escrevi no texto “Advocacia, Diálogo e Conflito”, o reconhecimento é um dos elementos do conflito.
O reconhecimento não é uma ação possível de ser exteriorizada. É uma atitude interior que propicia o ato de conhecer. Dito de outro modo, para conhecermos é preciso reconhecer alguma característica do outro ou de nós mesmos que não estamos considerando que exista.
Em todo e qualquer processo relacional a questão do reconhecimento emerge. Desse modo e fundamental que tenhamos interesse em compreender o real significado dessa atitude interior.
Usei o adjetivo interior pois e uma atitude não exteriorizada. A atitude que mais se assemelha o reconhecimento e a aceitação. Aceitar é o passo inicial para percebemos o outro e nos mesmos em nossas reais dimensões. A diferença e que a aceitação é só o primeiro passo… Fica faltando uma outra atitude para conhecermos. Essa outra atitude é o reconhecimento ele que nos abrirá a possibilidade de conhecer.
Conhecer todos os aspectos do conflito bem como das pessoas nele envolvidas e a melhor forma de encontrar uma solução capaz de favorecer todos e todas.
Guilherme Assis de Almeida
Imagem: geralt, em CC0 Public Domain